Volkswagen Up! Run 2017 – Conheça o compacto carro econômico

By | 21 de abril de 2017

Esse é o Volkswagen Up! 2017 Run em uma série especial, mas além de alguns equipamentos é um modelo igual aos outros com motor 1.0 aspirado, está na hora de ver se o compacto continua se saindo bem.

Mesmo sem ter recebido nenhuma modificação desde que foi lançado no mercado brasileiro em 2014, continua com um estilo bem atual, descolado e que agrada, e a filosofia dele também continua a mesma. Ou seja apesar de ser derivado do modelo alemão, aqui ele teve que ficar um pouco mais eclético por conta das características do nosso mercado. Para isso ganhou seis centímetros e meio de comprimento na traseira o que permitiu aumentar o porta-malas, tanque de combustível e colocaram um step normal no lugar da roda de emergência, modificações bem vindas mas os 5 lugares ao invés dos 4 do alemão não deram muito certo, é que no meio quando tem dois adultos só sobra espaço para uma criança e pequena, além disso esse cinto de segurança do meio é apenas abdominal e não de três pontos.

Apesar de ser um dos modelos mais seguros de nosso mercado no teste de impacto, e de ter sistema isofix para prender cadeirinhas infantis, ainda fica devendo os importantes controles eletrônicos de tração e estabilidade, por outro lado apesar de simples o acabamento jovem, bons materiais e os arremates tão bem feito que deixa o interior agradável.

O motor continua moderno, de 3 cilindros e que dispensa o tanquinho auxiliar de partida a frio com etanol, com gasolina também vai bem com duas ou três pessoas a mais, só que o torque aparece a 2000 rotações obrigando acelerar um pouco mais do que o normal para arrancar, situação que fica mais crítica em subidas obrigando um bom controle de embreagem para não deixar o motor apagar.

Mas sobre o combustível continua sendo um dos mais econômicos em nossos mercados, o circuito metade cidade e metade estrada chegou muito bom 10,2 quilômetros por litro de etanol e 14,3 quilômetros por litro de gasolina, sem muito esforço. Com a suspensão dois centímetros mais alta em relação ao modelo alemão o Up enfrenta relativamente bem a buraqueira de nossas ruas e estradas, apesar de possibilitar um rodar confortável na estrada de chão não é liso e transfere alguns barulhos ao interior, e que deveria ter mais curso na suspensão dianteira, pois as rodas batem em ao cair em buracos mais fundos ou sair um pouco mais rápido de lombadas.

Porém quando o assunto é estabilidade, faz curvas com segurança e com um comportamento bem previsível, o câmbio manual de 5 marchas tem um funcionamento exemplar, com engates precisos e macios e precisos, freio a disco e direção elétrica cumprem a função corretamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *