Yamaha MT-07 – Conheça uma moto compacta porém feroz – Yamaha MT-07

By | 10 de maio de 2017

A proposta naked (nua) é deixar tudo amostra mesmo, não esconder nada. Ainda bem pois o motor da MT-07 é um dos destaques, produzindo força desde os giros mais baixos facilitando muito a pilotagem.

Os dois cilindros paralelos e 689 cm³ de cilindrada é bastante compacto, mas tem desempenho comparado aos dos modelos maiores, uma técnica também muito usada entre os carros, o down-size. A magica para reduzir muito esse tamanho e multiplicar a força vem das pistas, uma tecnologia desenvolvida nas competições, que altera o movimento dos pistões, deixando o motor mais nervoso, o inconveniente é que o som fica desafinado, um preço até baixo a ser pago, mesmo para os ouvidos mais exigentes.

E não é só o motor que compacto, o quadro em tubos de aço permite uma pequena distância entre eixos, é quase a mesma medida de uma 150 por exemplo, o que a deixa muito ágio no trânsito e arisca nas curvas, porém a suspensão dianteira não acompanha o pacote, além de ser do tipo convencional não invertida, não tem nenhuma possibilidade de regulagem, o castigo é para o piloto só para economizar uns trocados. Outra ausência nesses tempos digitais é a eletrônica, nada de mapeamento de motor ou controle de tração, tudo isso fica a cargo da sensibilidade e da central eletrônica do próprio piloto. Para não dizer que ela ficou completamente de fora, o painel é totalmente digital, tem computador de bordo, com conta-giros que destaca melhor a faixa de torque e até a função Eco, que indica uma pilotagem Econômica, bom mesmo em uma moto, o problema é que a tarefa foi terceirizada para o piloto pois ele apenas visualiza os dados no painel e tem que aplicar manualmente na pilotagem.

Na hora de rodar o piloto vai agradecer pelo banco em dois níveis, ele é até mais fino na frente para facilitar o apoio dos pés no chão, fazem parte também da forma a MT-07 o guidão menos estreito e pedaleiras não tão recuadas. O resultado é uma posição de pilotagem levemente esportiva com corpo ligeiramente inclinado para frente, mas que também permite rodar na pauleira do dia a dia com conforto.

O visual é quase uma salada, as tomadas de ar nas laterais sugerem esportividade e quanto o farol destacado e o tanque mais longo, robustez. Já o escape curto e baixo centraliza o visual. A moda da iluminação em LED não poderia faltar, está presente na lanterna traseira. A salada continua ainda nas rodas em liga-leve com aros 17 polegadas, mais apropriadas para os esportivas no asfalto bem lisinho, mas por serem menores sofre mais nas buraqueiras.

A Yamaha MT-07 pode ser umas coisa interessante, já que ela consegue reunir ótima agilidade na cidade e musculatura (potência) nas estradas, e em um custo benefício até favorável. O preço R$ 26.990 a moto básica, adicionando feios ABS e ela vai para R$28.490.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *